Apps Contra Furtos de Celulares

> Colunas > Tecnologia

0

Coluna | Leon Rocha conta como encontrar e reaver seu aparelho em caso de roubo.

http://revistacultive.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Revista-Cultive-Apps-Contra-Furtos-de-Celulares.jpg

O Smartphone já é parte da maioria das nossas vidas. Ao nosso lado a todo o tempo, raramente a uma distância maior que ao alcance das mãos, é a ele que recorremos para olhar as horas, enviar mensagens, conferir as redes sociais, verificar e-mails, jogar e até fazer ligações. O aparelho possui tantas funções que já se tornou extensão de nossos corpos, presentes a todo o tempo. Necessários às nossas vidas. Mas… E quando os perdemos?

Perder um celular para alguns pode ser motivo de pânico. Ele guarda grande parte de nossas senhas de e-mails e redes sociais, nossas fotos particulares, documentos e contatos. E é por isso que as fabricantes de sistemas operacionais móveis tem se preocupado tanto com ferramentas para localizar seu aparelho em caso de perda ou roubo.

Revista Cultive - Apps Contra Furtos de Celulares 1Na semana passada, o Google liberou para usuários de Android a ferramenta Android Device Manager, que dá a localização de seu aparelho pela rede de telefonia ou pelo GPS. Com uma interface simples e amigável, ele marca o ponto aproximado de seu aparelho no Google Maps, e fornece duas principais opções: Uma é fazer o aparelho tocar o mais alto possível, ainda que esteja no silencioso. Esta serve para ajudar a encontrar o aparelho quando ele não está à vista. A outra serve para apagar os dados da memória do aparelho, em caso de roubo, para evitar que seus dados caiam em mãos alheias.

A ferramenta funciona de forma muito simples e prática, e tem a vantagem de funcionar com todos os Androids desde a versão 2.2, o que representa mais de 90% dos aparelhos Android no mundo. Um ponto muito positivo é que basta fazer o login em sua conta vinculada ao aparelho e acessar esta página, e você consegue a localização e o acesso às ferramentas. Funciona nos principais navegadores e não depende de um programa específico. O tutorial para o uso da ferramenta você encontra aqui.

DICA: É importante seguir cuidadosamente as dicas fornecidas para ativar o serviço!

Revista Cultive - Apps Contra Furtos de Celulares 2A Apple, por sua vez, possui o Find my iPhone. A ferramenta já está disponível há bastante tempo, e embora funcione apenas com os produtos da Apple (dentro do cercadinho da empresa, como tradicionalmente funcionam os melhores serviços da maçã), tem seus frutos alardeados como sucesso ao redor do mundo. Casos de ladrões de iPhones que são localizados e presos não são difíceis de encontrar na internet, bastando uma rápida busca. O sistema funciona com todos os aparelhos móveis com iOS da empresa, entre iPhones, iPods Touch e iPads. Para os aparelhos sem conexão de dados via operadora, a localização é feita da próxima vez que o aparelho é conectado a uma rede Wifi.

E uma péssima notícia para os ladrões é que o sistema do Find my iPhone será aprimorado: na próxima versão do sistema, o iOS 7 – que deve ser lançado até o final desse ano, a Apple promete transformar qualquer iPhone roubado em um luxuoso peso para papel. Com um comando através do Find my iPhone, o aparelho ficaria inutilizável até que este recupere a conexão com a internet e insira a senha do Apple ID. Esta nova ferramenta promete aumentar a segurança dos donos de iPhones, pois diminuirá para zero o valor de um iPhone roubado no mercado.

Revista Cultive - Leon RochaLeon Rocha é professor de Inglês, estudante de Ciências do Estado (who?) e Técnico em Informática. Suas keywords são: tecnologia, android, iOS, windows, mobilidade, information flood, política, religião, inglês, alemão, chá e chocolate. Leon assume a coluna de Tecnologia, que vai ao ar todas as segundas-feiras.
Email: leon@revistacultive.com.br


Deixe seu comentário


Tags:, , , , , ,